domingo, 13 de novembro de 2011

CHATURANGA

Peças de Chaturanga
Chess kll44.pngChess kdl44.pngराजा (Ràja,Rei)
Chess qll44.pngChess qdl44.pngकाउंसेलर (Mantri,Conselheiro)
Chess rll44.pngChess rdl44.pngकोच (Ratha,Carruagem ou Torre)
Chess bll44.pngChess bdl44.pngGaja (Elefante)
Chess nll44.pngChess ndl44.pngAshva (Cavalo)
Chess pll44.pngChess pdl44.pngPadàti/Bhata (Infantaria) (Peão)
Peças de Chaturanga
Chess kll44.pngChess kdl44.pngराजा (Ràja,Rei)
Chess qll44.pngChess qdl44.pngकाउंसेलर (Mantri,Conselheiro)
Chess rll44.pngChess rdl44.pngकोच (Ratha,Carruagem ou Torre)
Chess bll44.pngChess bdl44.pngGaja (Elefante)
Chess nll44.pngChess ndl44.pngAshva (Cavalo)
Chess pll44.pngChess pdl44.pngPadàti/Bhata (Infantaria) (Peão)
Chaturanga

Chaturanga é um antigo jogo de tabuleiro indiano que se acredita ter originado o Jogo de Xadrez, o Shogi e o Makruk, e é relacionado com o Xiang Qi (ou Janggi). Surgiu provavelmente no Século VI d.C., sendo considerado o predecessor do Shatranj que, por sua vez, veio a originar o xadrez moderno.
Assim como nos jogos de tabuleiro atuais, o chaturanga se joga com dois jogadores, mas também há uma versão para quatro jogadores, o Chaturaji.


origem

Não é possível estabelecer uma comparação entre o chaturanga e jogos de tabuleiro mais antigos. O conhecimento de jogos de tabuleiros indianos mais antigos é vago porque a literatura Brahmane e Sutras era religiosa e quase totalmente poética. Somente literaturas posteriores incluiam objetos seculares. Embora termos indicando jogos de tabuleiro sejam vagos em relação as regras, o termo Ashtāpada (8x8) e dasapada (10x10) são úteis pois empregam o mesmo tabuleiro monocromático que outras variantes de xadrez antigas. O significado da palavra Ashtāpada é estabelecido por Patañjali no livro Mahābhāshya escrito no século II, como um tabuleiro em que cada linha tem oito casas monocromáticas, sendo o termo um objeto familiar.[1]
Chaturanga é um adjetivo composto por duas palavras, chatur que significa "quatro" e anga que significa "membro" e tem o significado literal de "quadripartido". Em seu sentido original aparece no Rigvēda em referência as quatro partes do corpo humano e no Shatapatha Brahmana. O termo apareceu também no Mahābhārata que existe desde o século V, Ramayana (Séc. V a.C.), Nitisara (Kamandaki) do início da era cristã e no atharva veda Parsistas (~250) tanto com a palavra bata (exército) ou como substantivo neutro ou feminino no sentido de "exército composto por quatro membros" e "exército" em geral, ficando claro o uso da palavra como nome do exército em sânscrito.[2]
O significado destas quatro partes fica claro da conexão da palavra chaturanga com bigas, elefantes, cavalaria e infantaria no Ramayana, no Mahābhārata e no Amarakosa no qual o exército é expressamente chamado de hasty-ashwa-ratha-padatam que era a composição do exército desde IV a.C. de acordo com relatos gregos da invasão do noroeste indiano por Alexandre, o grande. O historiador grego Megástenes passou algum tempo na corte de Pataliputra no Séc. III a.C. e afirmou que havia seis divisões no exército: Elefantes, Bigas, Cavalaria, Soldados, suprimentos e barcos. (hasty-aswa-ratha-padati-senepati-karmakara).[3]

As regras do jogo
O jogo começa conforme a imagem ao lado.
  1. Peças pretas, da esquerda para a direita (do ponto de vista do jogador com as peças pretas): Ratha (Torre), Ashva (Cavalo), Gaja (Elefante), Mantri (Conselheiro), Ràja (Rei), Gaja, Ashva e Ratha na fileira de trás, e os oito Padàti/Bhata (Peões) na fileira da frente.
  2. Peças brancas, da esquerda para a direita (do ponto de vista do jogador com as peças brancas): Ratha, Ashva, Gaja, Mantri, Ràja, Gaja, Ashva e Ratha na fileira de trás, e os oito Padàti/Bhata (Peões) na fileira da frente.

Note que:Diferente do xadrez ocidental, aqui os reis (Ràjas) não ficam frente a frente!

  • O Ràja pode se mover uma casa para qualquer lado, podendo também fazer um único movimento de Ashva durante a partida desde que não tenha sido ameaçado (posto sob cheque) antes;
  • O Mantri move uma casa na diagonal;
  • O Gaja move duas casas na diagonal, podendo saltar uma peça que esteja no caminho.
  • O Ashva se move em "L", fazendo um movimento equivalente à diagonal de um retângulo de 3x2 casas;
  • A Ratha move para frente, para trás ou para os lados, quantas casas o jogador quiser;
  • O Padàti/Bhata move uma casa para frente, e captura em uma casa para a diagonal (para frente e para a direita, ou para frente e para a esquerda, nunca para trás).
Os Bhata podem promover quando eles chegam na última fileira do tabuleiro, mas somente para o mesmo tipo de peça que estava no início da partida na casa ao qual ele chegou. Exemplo: quando um Bhata branco move para a casa onde inicialmente estava um Ashva, ele é promovido a Ashva . Porém, a promoção só é possível se o jogador já tenha perdido a peça a ser promovida.

Peças de Chaturanga


Peças de Chaturanga
Chess kll44.pngChess kdl44.pngराजा (Ràja,Rei)
Chess qll44.pngChess qdl44.pngकाउंसेलर (Mantri,Conselheiro)
Chess rll44.pngChess rdl44.pngकोच (Ratha,Carruagem ou Torre)
Chess bll44.pngChess bdl44.pngGaja (Elefante)
Chess nll44.pngChess ndl44.pngAshva (Cavalo)
Chess pll44.pngChess pdl44.pngPadàti/Bhata (Infantaria) (Peão


Peças de Chaturanga
Chess kll44.pngChess kdl44.pngराजा (Ràja,Rei)
Chess qll44.pngChess qdl44.pngकाउंसेलर (Mantri,Conselheiro)
Chess rll44.pngChess rdl44.pngकोच (Ratha,Carruagem ou Torre)
Chess bll44.pngChess bdl44.pngGaja (Elefante)
Chess nll44.pngChess ndl44.pngAshva (Cavalo)
Chess pll44.pngChess pdl44.png((  Padàti/Bhata (Infantaria) (Peão

(Ràja , Rei)
(Mantri , Conselheiro , Rainha)
(Ratha,Carruagem ou Torre)
(Gaja , Elefante , Bispo)
(Ashva , Cavalo)
 (Infantaria , Peão)


Peças de Chaturanga
Chess kll44.pngChess kdl44.pngराजा (Ràja,Rei)
Chess qll44.pngChess qdl44.pngकाउंसेलर (Mantri,Conselheiro)
Chess rll44.pngChess rdl44.pngकोच (Ratha,Carruagem ou Torre)
Chess bll44.pngChess bdl44.pngGaja (Elefante)
Chess nll44.pngChess ndl44.pngAshva (Cavalo)
Chess pll44.pngChess pdl44.pngPadàti/Bhata (Infantaria) (Peão)

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